Educação inclusiva: professores com necessidades especiais nas escolas
Na visão de Rogério Junqueira
Li uma matéria no site da Revista Escola do Doutor em sociologia e pesquisador do InsititutoNacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira que discorre sobre a importância de termos professores portadores de necessidades especiais nas nossas salas de aula de regulares. Não pude deixar de concordar com seu ponto de vista, que defende que tendo professores com necessidades especiais lecionando nas escolas rompemos com a invisibilidade que costuma existir na nossa cultura "homogeneisada". Não posso deixar de citar o trecho fascinante em que ele expõe:
"A diversidade instiga e inquieta. Uma vez percebida em um processo
dialógico, pode ser extremamente pedagógica. Ela ensina ao oferecer às
pessoas a oportunidade de desmistificar o que imaginam acerca de si
mesmas, do outro e do mundo. Nesse cenário, o estudante aprende a notar
diferenças no que antes parecia homogêneo e a encontrar semelhanças no
que era estranho. Uma escola que acolhe e valoriza a diversidade não é
melhor apenas para aqueles considerados diferentes, é um ambiente melhor
para todo".
É a base para a diversidade em nosso meio, é valorizar o diferente como algo NORMAL!!! Todos convivemos com a diversidade diária e não nos damos conta disso!! Um professor é uma referencia para seu educando e é atraves dessa diferença que poderemos crescer e nos desevolver. Ter contato com pessoas com necessidades especiais desde pequeno é aprender a solidariedade, o respeito e o amor ao próximo para a vida toda!!
Para aqueles que quiserem acessar a matéria por completo (RECOMENTO MUITO), o link está ai!!
http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/entrevista-rogerio-junqueira-fala-formacao-presenca-professores-deficiencia-escolas-brasileiras-inclusao-737166.shtml
Boa leitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário