segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Respeito: a alma do negócio.



Esses dias um amigo querido me indicou uma postagem feita nas redes sociais da qual me ENCANTEI e resolvi postar aqui para vocês (com a devida permissão de quem postou):

“Oi Gente tudo bem? Bom a minha intenção não é ser chato, mas acabo sendo desagradável para muitas pessoas por postar o que penso. Primeiramente quero deixar bem claro que sou cego usuário de todas as redes sociais, e claro encontro algumas dificuldades em meu caminho. Fico muito triste quando leio a postagem de um colega cego chamando o povo de idiota por que não fazem descrições nas imagens postadas no facebook. Penso que ninguém é obrigado a descrever nada para mim, Pois a sociedade ainda não está preparada para lidar com as diferenças e querendo ou não somos diferentes, Claro que seria uma maravilha saber tudo que se passa no facebook, mas não é desta forma que vamos alcançar nossos objetivos, não me sinto no direito de ofender ninguém pela falta de acessibilidade na Web. A melhor forma de mudar a sociedade de mostrar que somos capazes é com educação, respeito, simpatia, devemos conquistar a sociedade para que ela compreenda as nossas necessidades. Fico muito feliz quando alguém descreve uma imagem para mim considero este ato uma gentileza não uma obrigação. As coisas deste mundo não são fáceis para ninguém, mas com jeitinho tudo da certo!”

Gente, sinceramente me senti simplesmente CONFORTADA com a opinião do querido Francis Guimarães. Assim como eu existem muitas pessoas que ainda estão aprendendo como esse mundo deve ser. Não somos educados para a diversidade, para o respeito com o nosso semelhante, para o mundo inclusivo. Somos ensinados a olhar somente para nós e seguir o que as massas seguem. A maioria que se torna esmagadora!

Como é lindo poder olhar para o outro com compreensão e admitir que todos somos falhos, que a educação e o respeito do outro conseguiremos através do respeito e da delicadeza e não de palavras rudes. Precisamos aprender a lutar por nossos direitos e mostrar a todos que essa sociedade que nos é imposta de forma HOMOGENEIZADA ESTÁ ERRADA, precisamos aprender a pensar nos detalhes para que TODOS possam ser incluídos. 

São pequenos detalhes como aprendermos a colocar legendas nas nossas postagens na internet ou aprender algumas frases em libras para podermos ter uma conversa saudável. Somos todos diferentes e eu aprendo diariamente com isso, com postagens como a do Francis que me fazem repensar minhas atitudes quanto aos outros e como aqueles que tem deficiências muitas vezes nos ensinam a ser mais generosos e humanos. 

Nesse blog defendemos a diversidade e a inclusão, mas para que possamos ter acesso a essa “utopia” em nossa sociedade precisamos primeiro aprender a respeitar a ignorância (ignorância = ato de ignorar algo/desconhecer) alheia e abrirmos a mente para o aprendizado mútuo e diário! A Inclusão DESACOMODA, INCOMODA, MAS NO FIM DAS CONTAS ACOMODA TODOS NUM MUNDO BEM MELHOR!

#FaçaSuaParte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário