sábado, 19 de outubro de 2013


UM DOS FILMES MAIS LINDOS QUE JÁ VI.




Essa tarde durante resolvi ver um filme que me indicaram diversas vezes: “Meu Nome é Rádio”. Há muito tempo não via um filme que me tocasse tanto! Sim eu sei que existem diversos filmes que ainda não pude ver e que devem ser tão lindos quanto este, mas acreditem, um filme como esse deveria ser visto e refletido por todos, mas acrescento aqui em especial aos educadores. Esses dias na sala dos professores da escola onde trabalho ouvi de uma professora, de que gosto muito, a seguinte frase : “eu admiro o trabalho de vocês, pois eu não conseguiria, alunos assim não quero em minha sala”. Admito que infelizmente fiquei sem reação. Hoje ao fim desse filme e com toda a pouca experiência que já tive eu diria a ela que não somos nós que precisamos lidar com eles, são eles que precisam lidar conosco! Viver ao lado de pessoas em geral é um aprendizado enorme, mas viver ao lado de pessoas ESPECIAIS, e digo especiais em caixa alta, é viver vendo o mundo com outros olhos, outras cores, outros formatos, é mais belo, mais doce, mais delicado. Eu amadureci mais no ultimo ano que vivi ao lado de tantas crianças especiais do que nos meus últimos 23 anos. Sinto-me orgulhosa de fazer o que faço, por mais que o sistema nos empurre para situações difíceis e muitas vezes nos sentirmos impotentes frente às dificuldades que não sabemos como lidar o sorriso deles no fim das contas vale cada erro que cometemos por ignorância, cada abraço vale a dor de cabeça e as montanhas de livros e revistas lidos e às vezes  nem tão bem compreendidos!!
Acreditem esse filme é uma inspiração para todos aqueles que acreditam que um dia a inclusão será possível! Rádio (o personagem) mostra que dentro de suas capacidades ele conseguiu evoluir estrondosamente e nos ensina que a escola não é somente aprender o CONTEÚDO, mas sim desenvolver potencialidades, todas elas, o máximo possível!!!
Indico esse filme para dinâmicas de grupo, reuniões pedagógicas na escola, um momento de educação na família e principalmente para ser visto e revisto, ano após ano para que não nos esqueçamos que o mais importante nem sempre é o mais obvio! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário