E UM BOM FILHO A CASA TORNA!!
Depois de dois meses o blog está sendo ativado novamente e com a corda toda.
Vamos começar com uma série de matérias sobre a inclusão, diversidade e a comunicação!
Muitas vezes não temos noção das diversas formas de comunicação de precisamos usar para que possamos tornar nossa sociedade inclusiva, e aqui vamos conhecer algumas formas ao longo dos próximos dias!
Começaremos com o BRAILLE.
BRAILLE, O QUE É?
O BRAILLE é um sistema de leitura através do tato para cegos. O BRAILLE foi inventado pelo francês Louis Braille. Louis perdeu a visão aos três anos, quatro anos depois (aos 7 anos) ingressou no Instituto de Cegos de Paris. Aos dezoito anos (1827) tornou-se professor desse instituto. A ideia para o Braille surgiu quando Louis ouvir falar de um sistema de pontos e buracos inventados por um oficial para ler mensagens durante a noite em lugares onde seria perigoso acender a luz. Então Louis fez algumas adaptações no sistema de pontos em relevo e em 1829 publicou seu método em BRAILLE.
Desde que foi desenvolvido por Louis Braille, o Braille tornou-se não apenas um meio eficaz de comunicação, mas também um caminho comprovado para o acesso e melhoria da alfabetização para pessoas cegas ou com perdas de visão significativas. A alfabetização em Braille é a chave para a empregabilidade e a plena inclusão dessas pessoas na sociedade. A Federação Nacional de Cegos (NFB) dos Estados Unidos estabeleceu uma abrangente iniciativa de alfabetização em braile em julho de 2008, para melhorar as oportunidades e as informações para cegos.
O alfabeto em Braille como mostra a imagem abaixo é escrito através de pontos que são escritos com uma reglete (espécie de regua) e uma pulsão (que serve como um lápis) em um papel mais grosso que as folhas de caderno comuns.
Acima a reglete (regua) e a pulsão (que tem o objetivo do lápis) escrevendo no papel.
Acima o alfabeto em Braille. Cada letra tem um sistema de pontos diferenciado.
Acima um texto em Braille sendo lido com as mãos.
Abaixo um vídeo explicando o que tivemos acima e com o bonus da explicação do Soroban!
OBS: necessário ativar a legenda do youtube!!!
Espero ter começado nossa série de reportagens de uma forma interessantes... mas vem muito mais por aí! Fiquem ligados!
Nenhum comentário:
Postar um comentário