domingo, 11 de agosto de 2013

Libras: uma obrigação social

Gostaria hoje de me posicionar frente a uma ideia que venho formando a algum tempo: a questão de somente uma pequena parte da população conhecer a Libras e a outra parte sentir-se completamente impotente frente a tentativa de comunicação com pessoas surdas. Digo isso não por outros, mas por minha própria vivência. Até entrar no meio da inclusão nunca tive interesse em aprender libras, não por ser negligente, mas por nunca ter tido essa necessidade nem essa consciência de cidadania. Hoje vejo que a libras, pelo menos o básico, é simples de aprender e podemos em menos de seis meses já termos noção de como nos comunicarmos. Penso então: aprendemos nas escolas regulares a língua mãe: o português, e depois o inglês (algumas escolas também o espanhol) e acabamos por nem saber que existe a libras (nem citarei aqui o Braile). Pergunto-me: porque isso? Seria tão difícil assim serem ministrados pequenos cursos de libras nas escolas para que pudéssemos ter noção de como nos comunicarmos com pessoas surdas? Esse papo de escola inclusiva (no qual trabalho e defendo) não deveria ter um planejamento e base sólida? Pelos meus estudos fiquei sabendo que em salas mistas existem os tradutores juntamente com o educando em sala, mas e os colegas? Eles simplesmente não interagem com o colega surdo? Será que isso é justo? Levanto aqui não só a questão escolar, mas a nossa visão de cidadania, de ter conhecimento de uma linguagem muito fácil e que pode nos ser útil nem que seja para termos a consciência tranquila. Se existe a proposta de termos em nossas salas de aulas regulares todos os tipos de crianças em suas complexidades precisamos planejar muito além do que temos, pois não adianta “jogarmos” nossas crianças e jovens nas salas sem termos condições de desenvolver realmente suas potencialidades. A sala de recursos da escola não será a tábua de salvação e nem mesmo estudantes sendo estagiários (como eu) que vão conseguir segurar as pontas em nossas escolas, precisamos de uma rede completa com pessoal reciclado, professores motivados e estudantes conscientes. Sim sim, lindo o que digo e você me dirá que a prática não é bem assim, e eu terei que concordar, mas se nós não pensarmos, não criticarmos, não refletirmos e não nos mexermos quando a mudança virá? Eu sou responsável pelo que falo, penso e posto, sei que faço minha parte e estudo muito por isso. E você? O que faz? Está sendo o suficiente? Só quero que saibam que não está sozinho quem busca um mundo melhor.

*Inclusão em libras.



E para aqueles que moram aqui em minha cidade: Canoas, tenho a felicidade de divulgar: na escola Vitória (para surdos), no bairro Mathias Velho, estão abertas as inscrições para o curso de libras! Será nas quintas-feiras das 8h às 12h, durante 3 meses. O curso só cobra o valor da apostila: R$40,00. Eu estarei lá com certeza! Qualquer dúvida é só entrar em contato comigo ou com a escola. É uma oportunidade de ouro, que tal aproveitar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário