sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Psicomotricidade Relacional



Em nosso trabalho na Sala de Recursos (AEE) temos diversos projetos, entre eles temos a contação de história, o projeto de dança e a psicomotricidade relacional.
Então resolvi trazer para vocês: 

O que é PSICOMOTRICIDADE? 

"Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relção ao seu mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de perceber, atuar,agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo. Está relacionada ao processo de maturação inde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas" (Definição da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade).

O que é PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL?


É uma atividade baseada no BRINCAR ESPONTÂNEO e naCOMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL que permite à criança, ao adolescente, ao jovem e ao adulto expressar suas dificuldades relacionais e ajudá-los a superá-las. O foco é impulsionar o ser humano a BRINCAR COM O CORPO numa vivência simbólica com os objetos (materiais utilizados nas sessões), na interação com os parceiros da brincadeira e consigo mesmo. O brincar é o elemento motivador para provocar a exteriorização corporal, pois entende-se que a ação de brincar impulsiona processos de desenvolvimento e de aprendizagem.
A Psicomotricidade Relacional é uma prática educativa de valor preventivo, com enfâse na saúde e não na doença, possibilita um tempo e um espaço onde o sujeito, de forma espontânea e criativa, possa expressar com liberdade e autenticidade todo o seu potencial motor, cognitivo, afetivo, social e relacional, para que, conseqüentemente, possa melhorar o desenvolvimento global de sua aprendizagem, de sua capacidade de adaptação social e afetiva. 
O psicomotricista relacional ajuda, faz a mediação, provoca, escuta, interage com o outro como seu parceiro no jogo simbólico. Realiza a operação inversa, pois tem que ser capaz de detectar o sentido real que se esconde por trás do simbólico, por trás da bincadeira, decodificar a dimensão inconsciente, para poder responder à evolução do jogo simbólico, identificando suas dificuldades e potenciais para poder criar estratégias que contribuam para o seu desenvolvimento global.
Como diferencial de muitas outras atividades, na Psicomotricidade Relacional, existe uma relação psicomotora que apresenta espontaneamente uma tonalidade AFETIVA, quando não está fechada somente em conteúdos intelectuais, racionais ou em objetivos pedagógicos ou clínicos reeducativos. Por esse motivo o acréscimo da palavra RELACIONAL a esse trabalho dePSICOMOTRICIDADE, porque essa palavra marca a especificidade desse método: nossa atenção e nosso trabalho estão concentrados sobre a RELAÇÃO e mais precisamente sobre o conteúdo simbólico dessa relação.


A Psicomotricidade é coordenada pela professora  Bianca Gutterres que tem pós em psicomotricidade relacional e dá ao trabalho um toque todo especial.
Abaixo eu troxe a gravação de uma das nossas últimas sessões para que vocês possam ver o belo trabalho que conseguimos construir em nossa sala de recursos. 
Espero que gostem, curtam e comentem.
Bjux





Nenhum comentário:

Postar um comentário