quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Mais uma vitória para a surdocegueira!



Galerinha do bem, essa semana temos só alegrias e é com uma alegria incomensurável que venho divulgar uma vitória para a surdocegueira: uma audiência pública para tratar da inclusão social da pessoa com surdocegueira. É a primeira vez que o tema será tratado com profundidade no Parlamento Brasileiro (Brasilia).
A deputada federal Rosinha da Adefal conseguiu aprovar o requerimento de realização de audiência pública para tratar da inclusão social da pessoa com surdocegueira.
O requerimento se deu por iniciativa de Alex Garcia, da Associação Gaúcha de Pais e Amigos de Surdocegos e Multideficientes (Agapasm), que buscou a parlamentar mostrando a necessidade deste tema ser tratado no parlamento brasileiro, retirando as necessidades das pessoas com surdocegueira da invisibilidade. É fácil notarmos como os nossos deficientes quase que em geral vivem na invisibilidade. As coisas são adaptadas em raros lugares e dificilmente são pensadas para TODOS. Muitas pessoas nem mesmo sabem que existe a Surdocegueira.
A audiência será realizada no dia 5 de setembro, na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.
"O objetivo é que as particularidades das pessoas com surdocegueira sejam levadas em consideração quando da elaboração de políticas públicas. Bem assim, que lhe seja garantido o direito humano à comunicação e à informação, entre outros", disse Rosinha.
Representantes da sociedade civil organizada e as próprias pessoas com surdocegueira darão o tom dos debates que ocorrerão com a presença do Secretário Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, de Parlamentares da Câmara, de representantes de diversos Ministérios e da imprensa.

Sabemos que essa consquista é um marco na nossa história. Estamos abrindo portas que a tempos atrás não poderiamos imaginar, e claro que estamos (e digo estamos pq também me sinto representada) muito bem representados pelo querido Alex Garcia. Estamos com você Alex, felizes por podermos estar vivendo esse momento histórico.
Vamos ficar alertas sobre os movimentos que estão ocorrendo a nossa volta e vamos compartilhar, mostrar a todos para que a INVISIBILIDADE ACABE! 


*Fonte: Assessoria de Gabinete da Deputada Rosinha da Adefal

2 comentários:

  1. Sim Daniel, uma grande vitória e que seja a primeira de MUITAS! Obrigada por dividir tua opinião conosco! Beijos

    ResponderExcluir