sexta-feira, 7 de março de 2014

Árbitro Márcio Chagas sofre racismo





Nessa última quarta feira durante um jogo na serra gaúcha o árbitro Márcio Chagas da Silva sofreu agressões racistas sendo xingado por torcedores com expressões como "Macaco safado ladrão, volta para selva negro imundo". Como se isso não bastasse quando foi até o seu carro encontrou-o amassado e com bananas em cima do carro e no cano de escapamento. Isso é inaceitável nos dias de hoje e no nosso Brasil que tem em sua maioria pessoas negras! Não consigo imaginar o que passa na cabeça de pessoas que ainda acham que a cor da pele, ou como vimos na reportagem anterior, a opção sexual, nos faz sermos diferentes em direitos. Não somos iguais na forma de ser (nenhum de nós), mas somos iguais nos direitos, ir e vir sem sermos vítimas de atos de violência preconceituosos feitos por pessoas que ainda não sabem o que é respeito, consideração e educação baseada na inclusão e respeito a diversidade. 

Sinto-me muito entristecida por ter tantas noticias ruins essa semana, mas acho que episódios assim precisam ser divulgados para que possamos enchergar que existe muito trabalho a ser feito ainda e que devemos nos levantar contra essas injustiças!

Não posso deixar de levantar aqui a questão de que mesmo sem querer estamos acostumados a usar expressões racistas e segregadoras como "tinha que ser coisa de preto", "mas que bichisse" e outras coisas que devem estar vindo a sua cabeça! Não esqueçamos do que sempre insisto em dizer aqui: o preconceito vem dos detalhes, das repetições sociais que insistimos em levar adiante sem termos senso crítico!!
Sinto por mais um episódio de racismo e insisto que primeiro modifiquemos nossos comportamentos e depois venhamos a servir de exemplo para o nosso próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário