domingo, 9 de fevereiro de 2014

Até que ponto o preconceito seguirá destruindo vidas?

acima a esquerda a foto do menino Michel Morones, a direita acima a foto dele no hospital com muitos poneis de pelucia que foram doados pelos dubladores e diretores de seu filme preferido, abaixo temos os pais de Michel.

O garoto Michael Morones, de apenas 11 anos de idade, de Raleigh, Carolina do Norte,está internado em um hospital, pois tentou se enforcar em seu quarto. O motivo? Ele sofria constantemente com o bullying homofóbico no colégio por gostar do desenho “My Little Pony: Friendship Is Magic” (Meu pequeno pônei: amizade é mágica). Ele não aguentava mais a pressão na escola, era chamado de gay e feio por gostar de um desenho animado que é dito "DE MENINAS". Isso ocorreu no dia 23 de janeiro deste ano e ele segue internado. Pela falta de oxigenação que o cérebro sofreu ele pode ficar com sequelas pro resto da vida no cérebro, coração e pulmões. A mãe em uma entrevista declara: “Nós não sabemos em quantos meses ele vai se curar. Pode demorar anos para descobrirmos o potencial de cura que ele tem”.
Detalhe: Na mesma escola em que Michael estudava, em 2000, um outro estudante se enforcou no ginásio por ser perseguido pelos outros alunos. A história não muda...

Essa história lamentável me lembrou a postagem feita no dia vinte e nove (29) de janeiro em que eu trouxe o vídeo "O mundo ao contrário", o que me fez recordar claramente essa situação. 
Todos nós sabemos que o preconceito e a não aceitação de uma humanidade composta por seres diferentes entre si é uma praga que se dissemina mais a cada dia, porém não irei discutir as consequencias disso, pois a matéria acima está clara, mas vamos conversar sobre AS CAUSAS!

Algo que está explicito acima é que ele sofreu Bulling por gostar de um desenho de MENINAS! Então eu me pergunto: o que são brincadeiras de meninas, brinquedos de meninas, roupas de meninas? Então um rapaz que brincar de bonecas será gay, e o fato dele gostar de olhar desenhos tais ou tais o fará sentir ATRAÇÃO SEXUAL POR OUTRO RAPAZ????? Peloooo amoooorrr de Deussss, o que gostos referentes a desenhos ou brincadeiras irão influenciar na atração sexual que uma criança terá na juventude?
Se ele tem tendencias homossexuais ele não irá deixar de desenvover atração por pessoas do mesmo sexo se for cerceado, ou se tem tendencias heterosexuais não irá se tornar homossexual porque está simbolizando uma brincadeira de panelas. 
Simbolizar é uma forma de representar, representar é Reproduzir a imagem de; retratar; refletir, significar. Uma criança ao brincar seja lá do que for, está simplesmente reproduzindo coisas que existem no seu mundo, brincando de panelinhas provavelmente está lembrando do fato de ver o pai e a mãe cozinhando, está brincando com as bonecas com as barbies é porque isso lhe trás recordações, lhe faz entender o mundo brincando, entendendo seus simbolismos. A brincadeira é TÃOOO importante para a criança como forma de entender o mundo que não pode ser interrompida por nossos preconceitos absurdos, nossas limitações ridiculas, nossa ignorancia! Um dia nossos meninos terão uma casa para cuidar, filhos para criar e porque eles não podem desenvolver essas questões de sensibilidade? Depois mamães queridas não reclamem que os homens são insensiveis, grosseiros e não as entendem, afinal de contas, nós os ensinamos a ser assim!

O que realmente me assusta é que essa situação já havia acontecido na mesma instituição de ensino e O QUE FOI FEITO? Será que para os diretores e responsáveis da instituição bulling é normal? Como educadora defendo que medidas precisam ser tomadas imediatamente e que para que possamos modificar o pensamento preconceituoso precisamos de estratégias, projetos, conscientização. Não basta olharmos os efeitos e criticarmos, precisamos fazer alguma coisa. Que tal começar revendo seus conceitos e parar de engolir o que uma sociedade lotada de preconceitos lhe coloca como sendo "certo" e "normal" ??????

Nenhum comentário:

Postar um comentário