sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Garoto de 12 anos cria impressora braille feita com Lego!

Acima o menino  Shubham Banerjee,com a impressora braille que ele criou nas mãos.

Shubham Banerjee, Filho de indianos, nasceu na Bélgica e com três anos de idade mudou-se para Califórnia. Hoje com 12 anos o garoto resolveu desenvolver uma impressora braille em seu projeto para a feira de ciências da escola. Ele sabe a realidade do mundo em que estamos vivendo.
Se você não sabe aí vai: “Duzentos e oitenta e cinco milhões é o número de deficientes visuais do mundo, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde. Talvez você não soubesse disso. E aqui vai uma informação adicional: 90% deles vivem em países em desenvolvimento, como Brasil e Índia”.
Sabendo disso e com um kit Lego Mindstorms EV3 e alguns acessórios baratos, Shubham criou a BRAIGO, impressora braille feita com peças do brinquedo de montar. Seu objetivo era tornar mais acessível uma ferramenta tão importante para o uso pessoal e educacional de pessoas com limitações visuais.
Por incrível que pareça o projeto foi um sucesso. A impressora do garoto custa 355 dólares (cerca de R$845) enquanto as mais simples oferecidas no mercado custam mais de 2 mil dólares (algo em torno de R$4.700). A partir da divulgação do trabalho, várias pessoas entraram em contato com Shubham buscando mais informações sobre como adquirir a BRAIGO.
E por isso ele criou uma página no Facebook, onde dá mais informações sobre a impressora. Em post recente ele lembrou às pessoas que tem apenas 12 anos e avisou que não está comercializando o produto e no momento investe seu tempo em uma nova versão da BRAIGO, capaz de ler uma página inteira de texto para transformá-la em braille. (imaginemos a quantidade de pessoas que quer logo essa nova invenção).
 O novo objetivo de Shubham é disponibilizar todas as informações para que pessoas do mundo inteiro possam produzir suas próprias BRAIGO, adaptando os software para as características do braille em outros idiomas. Ele espera, futuramente, poder contribuir ainda mais no campo da ciência e da engenharia. E nós estamos ansiosos por isso, Shubham Banerjee.

São mentes como essa que fazem parte da nova geração que vem modificar as coisas por aqui. São jovens e até mesmo crianças que estão chegando para inovar e nos mostrar novas possibilidades de mundo, um mundo melhor! Vamos ficar atentos a eles para que possamos incentivá-los a continuar, vamos estimular, pois são eles: a nova geração, que realmente vão fazer o futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário