domingo, 16 de fevereiro de 2014

Esporte: sua importância na vida das pessoas deficientes!



A cada dia vemos a divulgação do esporte adaptado. Temos a paralimpiadas que são o grande orgulho do nosso país, ou deveria ser, (a última paralimpiada trouxe para o nosso país 47 medalhas - veja a matéria do dia 28 de julho de 2013) e é através do esporte que temos enormes conquistas e a divulgação da grande capacidade que as Pessoas com Necessidades Especiais possuem e que muitas vezes são subestimadas 
(http://atividadefisicasaudebemestar.blogspot.com.br/2012/09/historia-das-paralimpiadas.html -sugiro essa matéria para saber mais sobre a hostória das paralimpiadas). 
E é entrando nesse assunto que gostaria de dividir com vocês o documentário "O som do gol". Esse vídeo irá introduzir uma série de reportagens que irei estar postando sobre a questão das atividades motoras adaptadas e hoje o assunto é: jogos adaptados PARA CEGOS. 

Começemos com a paixão do brasileiro: o futebol!
Abaixo o documentário:



Vemos nessa reportagem a importancia do esporte na vida das pessoas cegas, pois auxilia na auto estima, na coordenação, nas relações, enfim, em tudo na vida. Esses jogadores sabem o querem e são um exemplo para todos nós. 

Mas calma ainda não acabou, abaixo temos o vídeo do Taekwondo adaptado, uma atividade criada pelo professor Roberto Cardia. Veja o vídeo abaixo:



Muito bacana a interação dos videntes com os cegos. É muito importante que nós videntes venhamos a ter consciencia de que podemos sim interagir de forma bacana e adaptada. Afinal de contas o mundo precisa parar de ser cerceador e começar a abraçar as diferenças INCLUINDO realmente e não somente dando um espaço especifico para que possam interagir somente entre eles.

E para fechar com chave de ouro o genial VOLBOL, o vôlei adaptado para cegos criado pelo professor Gregori Carvalho, mais um exemplo genial de um docente dedicado a fazer um mundo melhor.





Claro que existem muitas outras modalidades de esportes adaptados para deficientes, porém garanto que essas que mostramos já nos dão a ideia de como podemos adaptar O MUNDO para que TODOS possamos estar nele, incluidos de forma real e funcional. Podemos aprender uns com os outros e para que isso aconteça precisamos valorizar as capacidades de cada um. Esses professores são os verdadeiros exemplos de que podemos sim aprender mutuamente e você pode fazer parte dessa busca com eles, basta fazer a sua parte. Que parte é essa? Só você pode saber! 
Pense! Repense! Faça a Diferença!








Nenhum comentário:

Postar um comentário