sexta-feira, 24 de maio de 2013

CLAUDIO DUSIK EM  CANOAS

Essa manhã estive na ilustre presença do Psicologo Claudio Dusik, criador do Mousekey (ver sobre na postagem do dia 09/05/2013) que teve a humildade de se deslocar de Esteio (cidade onde reside) para dar uma palestra para os professores da Escola Carlor Drummond de Andrade no bairro Guajuviras. Discursou sobre a sua vida e as lições que teve no decorrer dela. 
A frase norteadora de tudo foi "São as nossas decisões, e não as condições de nossas vidas que determinam nosso destino". A partir dessa ideia revisamos valores e pontos de vista, retomando sonhos, objetivos, vimos a importância de coisas como a resiliencia, a ressignificação, a superação dos medos e o enfrentamento dos desafios, ter uma nova postura diante da vida e ter fé no impossivel: esperança  fé e persistencia. Quando algo que tentamos não dá certo, não devemos desistir e sim bolar uma nova estratégia, pois tudo tem um jeito é só descobrirmos como!
Todos esses aprendizados foram sendo falados com muito carinho e um sorriso inigualável de quem sabe verdadeiramente o que é amar ao próximo, amar estar vivo e saber superar as barreiras que teve na vida, não como um coitadinho mas como um VENCEDOR, um homem que nos fez rir de suas tristezar de uma forma leve e nos deu lições para o resto da vida, uma base sólida para termos um olhar solidário frente os problemas que venhamos a enfrentar. 
Claudinho (como o chamam carinhosamente) nos disse: "Quando alguem não me ajuda a fazer alguma coisa (acessibilidade) eu não fico brabo ou coisa assim, afinal de contas ninguém nasce solidário, é algo que se aprende", mostrando o tamanho do carinho e compreenção que tem nas pessoas .Claudio quando era pequeno achava que ia ser ANJO na vida adulta (fora desenganado pelo médico aos 7 anos) hoje é um mestre e já está cursando doutorado, o que nos mostra que diagnóstico não podem ser rótulos, ele é um exemplo vivo!!!

Abaixo eu e Claudinho numa curta entrevista para o blog 
(calma, calma..só daqui a algumas semanas kkkk )



Abaixo uma pequena parte da palestra de Claudio (ouvir de fone devido ao audio estar muito baixo) na qual ele inicialmente contava que foi trabalhar num hospital muito conhecido e de normas rigidas, hospital esse que aceitou tê-lo como funcionário se ele tivesse plena autonomia. E A ESTRATÉGIA QUE ELE USOU FOI:


Com certeza eu poderia escrever um texto gigantesco sobre esse referencial de ser humano humilde, mas me basto a dizer que se você tiver a oportunidade de conhece-lo mais a fundo: faça-o! Se dê a oportunidade de conhecer os detalhes da vida desse humilde mestre e futuro doutorando que acima da sua formação academica é uma pessoa HUMANA (em todos os sentidos e complexidades que essa palavra pode ter).



2 comentários:

  1. Parabéns Jenifer pela excelente cobertura da aplestra com o Psicólogo Claudio Dusik, criador do Mousekey, que nos dá um exemplo de vida, coragem, persistência e esperança! Jenifer, embora seja iniciante no curso de Pedagogia do Unilasalle, já demonstra sua potencialidade como professora e pesquisadora.
    Estou aguardando, com muita curiosidade, a sua entevista com o Claudio.
    Um abraço afetuoso da profª Margô.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada profª. Estou me dedicando muito. Acredito que a partir desse blog posso influenciar mais pessoas a ver a necessidade de um pensamento inclusivo. Só assim poderemos melhorar as estruturas da sociedade.
    Abraços <3

    ResponderExcluir