terça-feira, 28 de maio de 2013

Vamos rever conceitos?



Podemos notar nessa charge de forma satirizada a realidade da nossa sociedade: muitas vezes não sabemos como lidar com algumas situações na nossa vida e algumas dessas situações podem ser lidar com Pessoas com Necessidades Especiais (PNES) e podemos muitas vezes cometer algumas gafes.

Por esses motivos acabamos por ter receio de socializar com pessoas diferentes de nós e o medo automaticamente nos leva a ter PRÉ-CONCEITOS (o famoso preconceito).  Usamos falas como: “ele não irá evoluir entre os ‘normais’”, “pessoas assim precisam ter um local separado para pessoas iguais a ele” e blá blá blá. Conceitos que demonstram como queremos afastar o que não queremos lidar ao invés de aprender com as diferenças, com a maravilhosa DIVERSIDADE.
Mas peraí: o que é diversidade afinal?
 Diversidade é tudo o que nos diferencia de algo ou de outro (iremos comentar mais em posts futuros).
Preste atenção nisso: todos somos diferentes, desde a cor do cabelo, o gosto musical, biótipo físico e tudo mais. Veja então que LIDAMOS COM A DIVERSIDADE TODOS OS DIAS DE NOSSAS VIDAS. Vemos o diferente na televisão, na rua e até mesmo junto de nós no café da manhã. Até mesmo nós mulheres que levamos nossos filhos nove meses na barriga não damos a luz a uma cópia nossa, damos a luz a um ser único, muitas vezes MUITO diferente de nós.
É através das diferenças que crescemos como seres pensantes como seres que estão eternamente em formação e revisão de conceitos e é o contato com pessoas diferentes (e o quanto mais diferente melhor) que aprendemos a respeitar o outro e aceitar que não somos oniscientes (capacidade de saber tudo infinitamente) e sim seres que sempre tem o que ensinar e algo a aprender.
As Pessoas com Necessidades Especiais são incríveis, pois são a nossa oportunidade de crescer e aprender TODOS OS DIAS, fazer com que sejamos cada dia melhores. Você também pode superar suas limitações em relação às diferenças é só abrir a mente, pois o coração eles abrirão de forma natural!!

Acredite neles, mas acima de tudo ACREDITE EM VOCÊ!!!


3 comentários:

  1. Está demais esta sua página de Inclusão. "Na diversidade criamos comunhão". E nas diferenças que se constrói novos conceitos. Sucesso Amiga!
    Grande abraço
    Fique bem!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida. Seu comentário é muito importante para o blog e também um incentivo para a continuação do trabalho!!!
    Estamos abertos a dicas e reclamações!

    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir