quarta-feira, 29 de maio de 2013

E OS PROFESSORES ONDE FICAM?


Através desse vídeo do Mauricio Ricardo que trás uma charge muito divertida podemos refletir sobre a desvalorização dos professores que ganham um "salário de fome" tendo que muitas vezes trabalhar nos três turnos sem ter condições mínimas de estrutura e nem mesmo materiais para planejar aulas um pouco mais interessantes para os educandos (realidade ao menos das escolas públicas).
Aí você se pergunta: o que isso tem a ver com a inclusão e a diversidade?
TUDO MINHA GENTE: as escolas estão recebendo crianças com necessidades especiais em uma quantidade considerável e os professores estão se virando como podem para poder amparar esses educandos que como já dizem TEM NECESSIDADES MUITO ESPECIAIS. Por causa dessa falta de amparo ao professor acabamos nos deparando com desmotivação, estresse, depressão e outras milhares de dificuldades que acabaram sendo problemas cronicos no histórico da nossa docência. Os professores se formam sentindo-se despreparados para lidar com os casos de inclusão, pois não foram preparados de forma correta por suas instituições acadêmicas (relatos pessoais de professores). 
E então tudo se torna uma bola de neve: as escolas recebem os alunos especiais sem recursos, os professores sentem-se desamparados em sala, recebem um salário baixíssimo tendo que manter a sua casa e famíia (o que dificulta pagar cursos e reciclagens, ficando a mercê de projetos públicos) e tendo cargas horárias excessivas. 
Agora que temos consciêcia do que esta errado vamos ver o que podemos fazer para ajudar:
Se você é professor: lute pelos seus direitos, não perca o foco do sonho utópico de ser um educador que pode fazer a diferença (é a utopia que nos move para a busca). Vamos atrás de projetos públicos de reciclagens e formações, pleiteie uma bolsa. Vamos até o prefeito, o vereador, a presidenta se for preciso. Se você não lutar pela sua profissão nada vai mudar. Pode não mudar de uma hora pra outra, mas as coisas só mudam se você der o primeiro passo. Mude a sua instituição, assim poderá influenciar as mentes!
Se você não faz parte da docência faça sua parte como cidadão: vá na escola do seu filho, acompanhe a sua evolução. Se ver que a instituição apresenta problemas vá a até a secretaria de educação do seu municipio, não há coisa melhor para a mudança do que a população levantar a voz. 


"A passividade das pessoas é a origem de todas as tiranias"


Não sejamos passivos. Você pode mudar a realidade, eu também posso e juntos podemos muito mais!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário